Entrar
  
 Cinema Resma A4 Combustíveis Sala VIP BSB LojaEntrar

Artigo

O fim do horário de verão em Brasília

  23/01/2018
  09:35
  Atualizado em 18/07/2018 18:05

O horário de verão iniciou-se em 15 de outubro de 2017, às 00h e terminará 17 de fevereiro de 2018, às 23h59. Início, portanto, no terceiro domingo de outubro e fim no terceiro domingo de fevereiro.

 

A proposta inicial do horário de verão era a redução do uso de lâmpadas incandescentes, sendo adotado pela primeira vez em outubro de 1931 e anualmente desde 1985. Atualmente, é adotado nas regiões sul, sudeste e centro-oeste do país. Benefícios do horários de verão são a economia de energia elétrica, redução da criminalidade no horário de saída de trabalho e aumento do tempo de lazer da população. Malefícios são alteração no horário de sono, insônia, cansaço, falta de apetite e, consequentemente, prejuízos na saúde. Há quem diga que contribui para o aquecimento global devido o aumento do uso do ar condicionado.

 

O presidente Michel Temer editou um decreto em dezembro do ano passado para reduzir a duração do horário de verão, mudando o início de outubro para o primeiro domingo novembro a partir do ano de 2018. E redução foi a pedido do presidente do TSE em virtude das eleições, visando evitar atrasos na apurO Ministério de Minas e Energia informou ser cabível do Governo Federal, via decreto presidencial, uma decisão a respeito da extinçãação dos votos e na divulgação de resultados. Segundo o presidente do TSE, Gilmar Mendes, a mudança valerá apenas para os anos eleitorais. Entretanto, esse tópico não ficou claro no decreto assinado pelo presidente.

 

A extinção do horário de verão chegou a ser estudada pelo Governo Federal, tendo a Casa Civil da Presidência da República confirmado em nota que está avaliando a conveniência do horário de verão. O estudo  é devido a uma reavaliação da medida adotada, apontando “efetividade decrescente” do horário de verão nos últimos anos, isto é, estamos economizando cada vez menos energia.

O deputado Waldir Soares apresentou em 2016 um projeto de decreto legislativo (PDL) que vai de encontro com instituição do verão de verão em parte do território nacional, mais especificamente no estado de Goiás e entorno, incluindo, portanto, Brasília. O deputado o fez pensando mais na segurança da população do entorno que acorda cedo (ainda à noite) para trabalhar/estudar, estando esta mais sujeita a assaltos e estupros com a ausência do policiamento nesse horário.

o do horário de verão. Além de tudo, o secretário de energia do MME afirmou que que o adiantamento de uma hora não tem considerável efeito na economia de energia. A decisão foi deixada para 2018.

 

Este ano o horário de verão terá início no dia 4 de novembro, mantendo a data final para o terceiro domingo de fevereiro.





Empresas Produtos Carrinho Perfil
Receba nossas novidades em seu e-mail:



Copyright © Legis Club 2018
Todos os direitos reservados.
® Marca Registrada.
(61) 3223-7705     61 99430-1078
Legis Club   (61) 3223-7705 / 3223-7958
2227